segunda-feira, 11 de abril de 2011

Será que existe nó tático?

Essa questão entrou em moda há alguns anos atrás, e é debatida sempre depois de uma determinada equipe vencer com facilidade uma partida de futebol. Para se configurar o nó tático o que uma equipe precisa fazer sobre a outra? Só vencer um jogo por facilidade não pode ser a questão, se assim o fosse, o Barcelona teria que estar fora desta discussão. Além da organização da equipe dentro de campo, o poder técnico do Barcelona se sobrepõe sobre as outras equipes. A questão da personalidade é outro fato real, pois a equipe vence, vence e convence com um toque de bola envolvente ocupando os espaços do campo com maestria. O conjunto se destaca, os atletas se destacam os torcedores, os telespectadores se admiram ao ver tanta facilidade em jogar bola. Fica aqui uma pergunta. Este modelo de jogo pode ser imitado ou copiado? A visão do técnico sobre o modelo de jogo a ser adotado, e sobre o que é o futebol pode ser o começo da mudança.

Para mudar os técnicos precisam ter visão do todo. Não separar o ato cerebral do ato motor. Se pretender ter um time veloz, vou à procura de atletas com esta característica e treinar para que a equipe jogue em velocidade. Mais posso querer também um time veloz com técnica. Como também posso querer um time veloz, com técnica, organizado e que procure ocupar todos os espaços do campo. Estou caminhando no mundo do imaginário. Posso ter um time veloz, técnico, organizado, ocupando os espaços do campo e jogando para dar espetáculo com responsabilidade. Só que: sou ambicioso e também quero ser campeão, vencer todos os jogos, fazer o time ter alma, ter atitude de vencedor, vibrar, empolgar o torcedor. Confesso que sou ambicioso e sonhador e vou fazer com essa equipe exista. O modelo já existe e está pronto. Vou tê-lo como referência, treinar e ter paciência. Criar situações de treino que se assemelhem com o ideal de jogo, por em prática, e não abdicar do prazer de jogar. Às vezes o modelo não fica parecido, pois não se fabrica dois carros da marca Jaguar que sejam idênticos, sabe por quê? Por que as arvores que são plantadas e usadas para fabricação do carro nascem com identidade própria. Só que - os modelos do carro são sempre bonitos e esperados com ansiedade por quem os compra.

O modelo de jogo é sempre a identidade do seu técnico, se o modelo de jogo vai ser bonito ou feio, em muito vai depender do DNA que esse técnico dará a equipe. Se o modelo não ficar idêntico, que se torne bonito, eficiente e realize o sonho do futebol arte.

Está decidido, vou atrás deste sonho, e que os Deuses do futebol estejam de plantão para me iluminar.

Existe um quadro na TV lancenet.com, chamado Nó tático. Em que se resume este quadro. São observações feitas por “especialistas” neste caso, jornalistas, que acompanham o dia a dia do futebol e que executam comentários a respeito de partidas importantes. Vou postar um vídeo com informações antes do jogo entre Corinthians e São Caetano feitos pelo jornalista Alessandro Abate. Se concordarem ou não com a opinião do apresentador, seria interessante saber a opinião do leitor.

Sinceros abraços




O Rio Preto entrou na briga

Após a brilhante vitória do Rio Preto diante do São José pelo placar de 3 a 1, o Rio Preto voltou a brigar pelo acesso a série A-1 do campeonato Paulista. Bruno Nunes voltou a fazer a diferença fazendo mais uma vez 3 gols. O garoto que só tem 21 anos, se tornou artilheiro isolado da competição, agora com 14 gols. Beto Alcantara conhecido como Betão, mostrou toda sua ousadia, colocou sua equipe à frente, confesso que: o placar do jogo foi pouco pelo que apresentou a equipe de Rio Preto.

Este vídeo mostra os gols e alguns lances do jogo:




Fonte:


http://www.lancenet.com.br/
http://www.youtube.com/









Nenhum comentário: