segunda-feira, 23 de abril de 2012

Comprometimento SA


Comprometimento é um conceito que descreve o vinculo do indivíduo (atletas) com uma instituição (Guarani e Ponte Preta). E pode ser estabelecido de várias formas. Entendo que o comprometimento pode ser descrito como o envolvimento com a organização (equipe de futebol) que incita a realizar um esforço considerável em prol da empresa, sendo este afetado pela natureza do vinculo.

Está palavra ganhou repercussão, depois das vitórias da Ponte Preta sobre o Corinthians em pelo Pacaembu e do Guarani frente ao Palmeiras no Brinco de Ouro, estádio da equipe campineira. Em entrevista coletiva após o jogo contra o Palmeiras, o seu técnico “Vadão”, quando perguntado, qual era o segredo do Guarani, o mesmo foi enfatico: “comprometimento”. Quando iniciou a montagem desta equipe para disputa do campeonato Paulista, sua equpe era só incerteza. No ano de 2011, foi comandado por uma direção desastrosa do até então presidente Leonel Martins de Oliveira, que culminou entre os quais, atrazo de salario dos atletas.

Há exatos 15 dias, a equipe do Guarani havia vencido o mesmo Palmeiras, no mesmo estádio por um placar de 3 a 1. Desta vez não só ratificou a grande campanha feita na fase de classificação, como eliminou um forte concorrente ao título Paulista de 2012. Premiou um técnico que considero inteligente, e com competência para montar equpes “Osvaldo Alvares, o Vadão”, como todo seu corpo técnico. O que não pode ser esquecido é que: foi Vadão que montou a equipe em 2009, para disputar o campeonato da série B e subiu para série A do Campeonato Brasileiro de 2010. Acredito que não foi surpresa este novo desempenho da equpe Bugrina, se conseguiu a proeza de vencer uma vez, por que não duas? Surpreso: que nada, podem ter ficado quem não conhece ou não acompanhou a campanha regular do Guarani, e as ótimas performances do seu técnico em montar, comandar e dirigir equpes.


O outro jogo, talvez mais emplematico ou mais empolgante, como queiram, foi à disputa entre Corinthians e Ponte Preta, com franco favoritismo para equipe paulista. Dona da melhor campanha na fase de classificação, líder do seu grupo na Libertadores, a equipe do Parque São Jorge foi para o Pacaembu como favorita. Só não contava com a raça Pontepretana. Uma equipe bem estruturada taticamente e com estratégia definida, onde possuiu a capacidade de anular os principais jogadores do Corinthians e contar com a eficiência dos seus atacantes para vencer o jogo no tempo normal. Não vou comentar em absoluto se o goleiro Julio César falhou ou não. Quero que fique claro: a participação dos atletas Pontepretanos não pode passar em vão: jogaram e venceram com muita personalidade. Há não posso esquecer: não superaram somente a equipe do Corinthians – jogaram no Pacaembu (casa do adversário), contra a fiel (nome da torcida do Corinthians) e calaram praticamente um estado inteiro.







Abraços
Fonte de vídeos: http://www.lancenet.com.br/multimidia/?vid=3af859508e1c242db2cb3182bdf77859&tit=V%C3%8DDEO%20Com%20gol%20ol%C3%ADmpico%2C%20Guarani%20vence%20Palmeiras%20e%20est%C3%A1%20na%20semi

Nenhum comentário: