terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como é bom ver Neymar Jogar...



OPINIÃO

O clássico entre Santos e São Paulo, domingo na baixada santista, foi mais um grande espetáculo. Pelo lado da equipe Santista: Montillo, Mirales, Arouca e ele, Neymar "o cara". Como joga, e joga simples, sabem por quê? Sabe dominar, passar e driblar. Tem os fundamentos do jogo a seu comando, e o que isso significa? Simples, ele é craque. Nos últimos anos o sinônimo de craque mudou. Tem jornalista que afirma que Paulinho do Corinthians é craque, isso é piada, condicionamento físico não é técnica é valência ou capacidade de correr com maestria. Mais deixe as polemicas de lado, o meu objetivo é mostrar o que tem de bom no futebol, pelo lado técnico.

Pelo lado do São Paulo: Lúcio, Ganso, Luiz Fabiano, Jadson, joga demais. Faltou o Ceni, mais nada poderia fazer no clássico.

O que ficou bem nítido: Santos sem Neymar não funciona! A equipe pode contratar, quem resolve é ele. Observem: deu o passe para o primeiro gol, fez o segundo, após sofrer pênalti. Dizem que não existe golaço de pênalti, discordo. O pênalti batido por Neymar foi golaço sim. {Criou, inovou, está sabendo usar e tirar proveito da paradinha abolida pela FIFA. Deu o passe preciso para o segundo gol de Mirales, o terceiro Santista. Neymar aplicou um drible desconcertante em Wellington sem tocar na bola. E o Roberto Fonseca o quer chama-lo de cai, cai. O que estou vendo nos últimos anos é que o futebol está perdendo a graça, tá ficando chato e quando surge um craque, querem fazer caça a este atleta. Não seria mais racional os técnicos se preocuparem em melhorar a técnica de sua equipe. Aí o futebol poderia ficar nivelado por cima.

 

Neymar completa 21 anos com o triplo de gols que Messi

tinha com a idade



 
As imagens de Santos 3 x 1 São Paulo (Foto: Ivan Storti)
Neymar comemorando seu gol contra o São Paulo


 

Neymar completa 21 anos nessa terça-feira com números impressionantes. Em quatro anos como jogador profissional, o craque santista já marcou 161 gols e conquistou nove títulos (três Paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, dois Superclássicos das Américas e um Sul-Americano Sub-20).
As marcas do astro do Peixe são bem superiores às atingidas por Messi e Cristiano Ronaldo, os dois melhores jogadores do mundo nos últimos cinco anos, quando tinham a mesma idade. Aos 21, o argentino começava a se firmar no Barcelona (ESP) e tinha marcado 53 vezes, tendo cinco troféus. No entanto, a Pulga estreou em Copas do Mundo aos 18 anos. Já o português, que iniciava trajetória de sucesso no Manchester United (ING), havia balançado as redes em 34 oportunidades, tendo apenas três taças.
No ano em que completaram 21 anos, Messi foi campeão olímpico e Ronaldo disputou sua primeira Copa. O atacante alvinegro poderia ter ido para o Mundial de 2010 aos 18 anos, mas não foi convocado por Dunga. Ano passado, aos 20, ele foi medalha de prata na Olimpíada.

Na história, poucos jogadores foram tão precoces como Neymar, que estreou com a camisa do Santos aos 17 e hoje já é capitão do time e um dos líderes da Seleção. Com 21, Ronaldo Fenômeno, por exemplo, havia sido contratado por 20 milhões de dólares pelo Barcelona, mas tinha menos gols e cinco títulos no currículo.

Pelé é um caso a parte. O Rei do Futebol foi campeão do mundo aos 18 anos e, quando completou 21 anos, já estava próximo dos 500 gols.

Embora tenha números impressionantes, o camisa 11 do Peixe ainda é pouco reconhecido internacionalmente. Nas duas últimas votações para a Bola de Ouro, feita pela FIFA e a revista France Football. Ele ficou em 10 e 13 respectivamente.

Diferentemente do ano passado, quando comemorou aniversário fazendo gol sobre o Palmeiras, Neymar irá assoprar velinhas longe do Santos. Ele está em Londres para amistoso da Seleção Brasileira contra a Inglaterra, em Wembley.


Abraços



















Nenhum comentário: