domingo, 27 de junho de 2010

Essa Alemanha...

Uma coisa me chama atenção no futebol da Alemanha além da armação tática, os atletas que integram seu selecionado defendem equipes do seu país. O técnico que dirige o selecionado Joachim Löw (que era auxiliar técnico de Klissman na Copa de 2006), tem a oportunidade de acompanhar seus comandados sem muito esforço, manter contato com técnicos, preparadores físicos, trocar informações, e melhor se planejar para as competições. Uma das demonstrações é o lateral Lahm, que na copa de 2006 jogou como lateral esquerdo, passados quatro anos defende a seleção atuando como lateral direito. A troca de informações entre membros de comissão técnica é primordial para o desenvolvimento da versatilidade do atleta, da personalidade, que facilitam seu desenvolvimento.
Falar que a Alemanha jogou fechada e explorando o contra ataque é chover no molhado, o que é difícil entender é como a Seleção Inglesa ofereceu estes contra ataques. A maioria das equipes inglesas joga dessa forma, marcando forte e saindo em velocidade. O segundo, terceiro e o quarto gol da Alemanha foram construídos dessa forma. Quem viu o jogo e parou para analisar o desenvolvimento das jogadas, conseguiu entender o que é contra ataque por setor. Atletas utilizando técnica e tática setorial, dando velocidade na bola e chegando ao gol com desenvoltura. Se a Seleção da Inglaterra fosse composta de atletas sem qualidade e sem experiênica, se o seu técnico Fabio Capello não fosse conhecido mundialmente em jogar de maneira defensiva, pois foi dessa maneria que se tornou bi-campeão na Juventus de Turin em 2004-2005 e 2005-2006, poderia afirmar que a Alemanha atraiu a Seleção da Inglaterra para uma armadilha.


Mais é aí que a maioria das comissões cometem erros, por não conhecerem ou não terem tempo de se adaptar ao local onde irão desenvolver seu trabalho. Para esclarecer tudo isso teria que entrar em metodologia do treino e este espaço não está sendo usado para ste fim. O que resta a saber é: surgiu uma forte candidata ao título da Copa do Mundo de 2010, e jogando o futebol atual.
Abraços.

Nenhum comentário: