quinta-feira, 15 de julho de 2010

Seleção Brasileira Feminina Sub-20.

Começou o campeonato mundial feminino sub-20 disputado em Bielefeld na Alemanha, o primeiro jogo da seleção Brasileira foi contra a Coréia do Norte. Com um gol de Ho Un-Byol a seleção Brasileira foi derrotada pelo placar de 1X0. Não podemos esquecer que a Coréia do Norte foi campeã do torneio em 2006.
Desde o começo do jogo a seleção Coreana se impôs e marcava a saída de bola das brasileiras obrigando sempre a goleira Aline (destaque do Brasil), ou as zagueiras a fazerem lançamentos para as atacantes. A forte marcação da seleção Coreana fez as Brasileiras mudar a maneira de jogar. Ao invés do toque de bola tradicional e envolvente, o que se viu foi uma seleção marcando as Norte Coreanas.



Na verdade o jogo não foi um primor técnico. Apesar do domínio territorial e da posse de bola, a seleção Coreana não conseguia o domínio técnico do jogo. Exerceu um comportamento agressivo na marcação, com o objetivo de não permitir a seleção Brasileira jogar. O jogo se baseou em marcação, lançamentos e cruzamentos, bem diferente do que se espera de seleções que disputam um campeonato mundial.
As atletas brasileiras tiveram muitas dificuldades durante o transcorrer da partida. Os setores não se compactavam quando estavam com posse de bola. Se não há um desenvolvimento técnico, não acontecem jogadas de triangulação e de penetração. Quando tinha uma falta a seu favor, ao invés de sair com toque de bola e agrupar a equipe, preferia lançamentos para Alanna ou bolas alçada na área. Algumas atletas mostraram insegurança ao dominar e passar a bola. Se os fundamentos básicos do futebol não são exercidos com competência (técnica, habilidade e criatividade), compromete o desenvolvimento do jogo. A partir daí o jogo é apenas físico (força, resistência e potência). Vou continuar na torcida e esperar que a goleira Aline não se torne o destaque da próxima partida.
Abraços.

Domingo 18/07/10.
A Seleção Feminina Sub-20 precisa vencer e torcer.

A seleção Brasileira Feminina Sub-20 precisa vencer a Nova Zelândia na próxima terça-feira por um placar superior a 2 gols e torcer para que a Coréia do Norte vença a Nova Zelândia para passar de fase. A seleção canarinha vem enfrentando muitas dificuldades para vencer suas adversárias. Não vem jogando como equipe e vai necessitar da individualidade para conseguir vencer a Nova Zelândia. 
No jogo de sexta-feira teve mais posse de bola, mais não conseguiu traduzir em gols o volume de jogo apresentado. A equipe tem muita pressa em jogar o que dificulta manter um padrão de jogo. As triangulações e ultrapassagens não existem e a dinâmica do jogo nacional fica comprometido. As atletas não apresentam criatividade quando estão com a posse de bola. Apesar da pouca experiência internacional das meninas, o fato é que a seleção Brasileira precisaria ter tranquilidade quando tem a posse de bola. Apresenta deficiência técnica e isso vai de encontro a estrutura apresentada pelos clubes. A maioria dos clubes do futebol feminino não possuem categoria de formação. Quando uma menina se destaca com 13, 14 ou 15 anos, é direcioinada ao time principal. Com essa idade deveria estar em processo de formçaõ, de lapidação para se tornar uma profissional com qualidade. No futebol profissional masculino os clubes tem defiência em formar atletas, imagine o futebol feminino. A estrutura do futebol feminino brasileiro é precária. Isso é uma realidade deste futebol que caminha a conta gotas.
Abraços. 

Nenhum comentário: