As 25 maiores transferências mundiais 2010/2011
Em 2010/2011 o mercado de transferências foi mais contido em relação aos valores recorde alcançados na temporada de 2009/2010. A maior transferência da temporada foi a contratação do avançado Espanhol David Villa por parte do FC Barcelona ao Valência por 40 milhões de Euros. Nada comparado com os 94 milhões de Euros pagos pelo Real Madrid por Cristiano Ronaldo, nem com os 65 milhões de Euros pagos por Kaká, ou mesmo os 50 milhões mais Eto´o que o FC Barcelona pagou ao Internazionale na temporada anterior.
A contratação de David Villa, coloca o jogador apenas como a 15ª transferência mais cara de sempre, tal como na época anterior, o Manchester City continua a ser o clube com o maior número transferências a fazerem parte da tabela das 25 maiores, onde as aquisições de Touré, Balotelli, David Silva, Kolarov e Milner, estão colocadas entre as 9 maiores do ranking.
As 25 maiores transferências mundiais 2010/2011:
Jogador Comprador Valor
1. David Villa - Barcelona - 40.000.000 €
2. Yaya Touré - M. City - 30.000.000 €
3. Balotelli - M. City - 29.500.000 €
4. David Silva - M. City - 28.750.000 €
5. Angel Di Maria - R. Madrid - 25.000.000 €
6. Aleksander Kolarov - M. City - 22.700.000 €
7. Ramires - Chelsea - 22.000.000 €
8. Yoann Gourcouff - O. Lyon - 22.000.000 €
9. James Milner - M. City - 22.000.000 €
10. Bruno Alves - Zenith - 22.000.000 €
11. Marcherano - Barcelona - 20.000.000 €
12. Carlos Eduardo - Rubin Kazan - 20.000.000 €
13. Robinho - Milan - 18.000.000 €
14. Özil - R. Madrid - 18.000.000 €
15. André-Pierre Gignac - Olympique -16.000.000 €
16. Asamoah Gyan - Sunderland - 16.000.000 €
17. Leonardo Bonucci -Juventus - 15.500.000 €
18. Diego - Wolfsburg - 15.500.000 €
19. Loic Rémy - Olympique - 15.500.000 €
20. Milos Krasic - Juventus - 15.000.000 €
21. Dimitro Chygrynskiy - S. Donetz - 15.000.000 €
22. Huntelaar - Schalke 04 - 14.000.000 €
23. Khedira - Real Madrid - 14.000.000 €
24. Hernanes - Lázio - 13.500.000 €
25. Raúl Meireles - Liverpool - 13.000.000 €
Notas: (A) A transferência de Di Maria poderá chegar os 36 milhões de Euros, consoante os objectivos alcançados. (B) Os 18 milhões de Euros pagos pelo AC Milan ao Manchester City são pelo empréstimo do jogador, o que torna esta transacção no maior valor pago pelo empréstimo de um jogador a outro clube.
Os 12 clubes mais valiosos do Brasil
A consultora financeira Crowe Horwath RCS, publicou recentemente um estudo onde avalia a marca dos maiores clubes brasileiros. Para a elaboração do estudo foram levados em conta entre outros dados financeiros, as receitas geradas pelos clubes entre 2003 e 2008. O estudo incluí também o perfil e hábitos dos adeptos, dados de marketing e publicidade, estádios, bem como a importância dos emblemas nos média.
Assim segundo a consultora, o campeão brasileiro Flamengo é o clube com a marca mais valiosa, sendo estimada em R$ 568 milhões (226,6 milhões de Euros). O valor total dos 12 clubes alcança os R$ 3.242 milhões (1.295 milhões de Euros), prevendo-se que a quando do mundial 2014 a realizar-se no Brasil este valor aumente para valores 2 vezes superiores aos atuais.
Os 12 clubes mais valiosos do Brasil (2009):
1.Flamengo – R$ 568 milhões (226 milhões de Euros)
2.Corinthians – R$ 563 milhões (225 milhões de Euros)3.São Paulo – R$ 552 milhões (221 milhões de Euros)
4.Palmeiras – R$ 420 milhões (168 milhões de Euros)
5.Internacional – R$ 231 milhões (92 milhões de Euros)
6.Grêmio – R$ 214 milhões (85 milhões de Euros)
7.Cruzeiro – R$ 139 milhões (55 milhões de Euros)
8.Santos – R$ 135 milhões (54 milhões de Euros)
9.Vasco da Gama – R$ 122 milhões (48 milhões de Euros)
10.Fluminense – R$ 109 milhões (43 milhões de Euros)
11.Botafogo – R$ 97 milhões (38 milhões de Euros)
12.Atlético Mineiro – R$ 92 milhões (36 milhões de Euros)
Embora os valores sejam significativos, estão longe de alcançar os valores das marcas dos maiores clubes Europeus e nem o valor conjunto dos 12 clubes Brasileiros conseguem superar o clube mais valioso do mundo, o Manchester United. Para conhecer quais os clubes com a marca mais valiosa do mundo consulte: FORBES – Most Valuable Soccer Teams 2009.
Segundo análise da consultora Crowe Horwath RCS, as receitas de TV representaram 28% da receita gerada pelo mercado brasileiro de clubes de futebol. Em 2008 a participação da TV sobre o total gerado pelo mercado foi de 23%, a mesma percentagem que em 2007.
As receitas de televisão apresentadas, incluem todas as competições em que os clubes participam, como os Campeonatos Estaduais, Campeonato Brasileiro, Taça dos Libertadores, Taça Sul Americana e Taça do Brasil. Em 2009 o Flamengo foi líder em termos de receitas de televisão gerando certa de R$ 44,2 milhões (19 milhões de Euros), valor este que já é superior às receitas TV geradas por alguns clubes de topo de ligas Europeias de média dimensão (por exemplo a Liga Portuguesa).
O aumentos das receitas com TV no mercado brasileiro foi bastante significativo, graças ao novo contrato em vigor entre Série A e a Rede Globo para o período de 2009-2011. Este contrato, além das receitas de TV aberta e TV fechada, também inclui uma remuneração variável pelas vendas de Pay per View.
As receitas que a TV pagou aos clubes Brasileiros em 2009
Clubes 2009 (R$)
1.Flamengo - R$ 44.252.000
2. Palmeiras - R$ 38.220.000
3. São Paulo - R$ 37.074.000
4. Internacional - R$ 31.022.000
5. Cruzeiro - R$ 30.170.000
6. Corinthians - R$ 29.005.000
7. Santos - R$ 27.960.000
8. Atlético - R$ 27.579.000
9. Grêmio - R$ 27.575.000
10. Fluminense - R$ 27.499.000
11. Botafogo - R$ 24.269.000
12. Atlético - R$ 13.752.000
13. Goiás - R$ 12.650.000
14. Portuguesa - R$ 9.226.000
15. Ponte Preta - R$ 2.070.000
16. São Caetano - R$ 2.040.000
17. Paraná - R$ 1.418.000
18. Figueirense - R$ 869.000
Nota: O Coritiba não disponibiliza a informação no seu balanço.
As receitas TV dos clubes Brasileiros em 2009
A economia Brasileira regista actualmente um dos maiores crescimentos anuais do planeta, este facto tem naturalmente reflexo no futebol e no aumento das receitas dos clubes, em particular nas receitas provenientes da televisão.
Segundo análise da consultora Crowe Horwath RCS, as receitas de TV representaram 28% da receita gerada pelo mercado brasileiro de clubes de futebol. Em 2008 a participação da TV sobre o total gerado pelo mercado foi de 23%, a mesma percentagem que em 2007.
As receitas de televisão apresentadas, incluem todas as competições em que os clubes participam, como os Campeonatos Estaduais, Campeonato Brasileiro, Taça dos Libertadores, Taça Sul Americana e Taça do Brasil. Em 2009 o Flamengo foi líder em termos de receitas de televisão gerando certa de R$ 44,2 milhões (19 milhões de Euros), valor este que já é superior às receitas TV geradas por alguns clubes de topo de ligas Europeias de média dimensão (por exemplo a Liga Portuguesa).
O aumentos das receitas com TV no mercado brasileiro foi bastante significativo, graças ao novo contrato em vigor entre Série A e a Rede Globo para o período de 2009-2011. Este contrato, além das receitas de TV aberta e TV fechada, também inclui uma remuneração variável pelas vendas de Pay per View.
As receitas que a TV pagou aos clubes Brasileiros em 2009
Clubes 2009 (R$)
1.Flamengo - R$ 44.252.000
2. Palmeiras - R$ 38.220.000
3. São Paulo - R$ 37.074.000
4. Internacional - R$ 31.022.000
5. Cruzeiro - R$ 30.170.000
6. Corinthians - R$ 29.005.000
7. Santos - R$ 27.960.000
8. Atlético - R$ 27.579.000
9. Grêmio - R$ 27.575.000
10. Fluminense - R$ 27.499.000
11. Botafogo - R$ 24.269.000
12. Atlético - R$ 13.752.000
13. Goiás - R$ 12.650.000
14. Portuguesa - R$ 9.226.000
15. Ponte Preta - R$ 2.070.000
16. São Caetano - R$ 2.040.000
17. Paraná - R$ 1.418.000
18. Figueirense - R$ 869.000
Nota: O Coritiba não disponibiliza a informação no seu balanço.
As dívidas dos clubes Brasileiros 2009
A consultora Crowe Horwath RSC, através da sua seção de “Esporte Total” voltou a divulgar o seu estudo sobre o endividamento dos clubes brasileiros desta feita referente ao ano de 2009. Em 2009 os 26 clubes analisados pela consultora registaram um endividamento total na ordem dos R$ 3.1 bilhões (1.389 milhões de Euros), o que significa um aumento de 11% em relação ao ano de 2008, em que os clubes apresentaram dívidas totais de R$2.8 bilhões (1.255 milhões de Euros).
Para elaborar o estudo a Crowe Horwath RSC, analisou os dados financeiros e patrimoniais dos clubes brasileiros 2009, com excepção do Sport, Naútico, Bahia e Vitória, que não disponibilizaram os balanços com transferências dos seus jogadores, dessa forma foi considerado o endividamento destes clubes em 2008.
As dívidas dos Clube Brasileiros 2009:
Clubes Reais
1. Fluminense - 329.278.000
2. Vasco - 327.432.000
3. Botafogo-RJ - 317.469.000 1. Fluminense - 329.278.000
2. Vasco - 327.432.000
4. Flamengo-RJ - 308.331.000
5. Atlético-MG - 285.836.000
6. Santos-SP - 181.084.000
7. Internaconal-RS - 147.577.000
8. Grêmio-RS - 137.318.000
9. Palmeiras-SP - 117.061.000
10. Portuguesa-SP - 116.907.000
11. Guarani-SP - 116.356.000
12. Corinthians-SP - 99.821.000
13. Cruzeiro-MG - 97.746.000
14. Vitória-BA - 86.589.000
15. Ponte Preta- SP - 82.981.000
16. São Paulo-SP - 66.298.000
17. Bahia-BA* - 54.669.000
18. Goiás-GO - 49.612.000
19. Náutico* - 49.400.000
20. Coritiba-PR - 49.146.000
21. Paraná-PR - 29.004.000
22. Sport-PE* - 28.954.000
23. Figueirense - 12.559.000
24. Juventude - 12.433.000
25. Atlético - 1.322.000
26. São Caetano - 1.305.000
OBS: Na formula para calcular o endividamento real de cada clubes foi considerado o Exigível Total (Passivo-Património Líquido) menos o Disponível Realizável (Ativo Circulante+Ativo Realizável a Longo Prazo). A função desta análise é compreender quanto representa a dívida dos clubes em relação às receitas que podem ser projetadas. Não tendo os recursos com atletas garantia de se realizar de forma antecipada.
Abraços
Fonte:
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