sábado, 18 de dezembro de 2010

inter de milão 3 x 0 mazembe gols da final do mundial de clubes da fifa 2010

Desta vez não teve zebra. A Inter de Milão é a nova campeã Mundial de Clubes. Na verdade o ano de 2010 é para ser muito comemorado pelo time italiano. Campeã italiana (quinto título consecutivo), campeã da Copa Itália (bicampeã), campeã da Copa da Uefa e hoje conquistou o quarto título do ano de 2010, ou seja, disputou 4 campeonatos e conquistou todos. Três foram sob a batuta de José Mourinho e o título mundial interclubes sob o comando de Rafa Benitez. O que não pode ser contestado é a qualidade dos atletaas da Inter: antes da chegada de José Mourinho, a inter já era tricampeã italiana, os três primeiros títulos sob o comando de Mancini, hoje no Manchester City. Mourinho deu continuidade e qualidade ao trabalho de Mancini e conquistou mais 5 títulos em dois anos. Agora é a vez de Rafa Benitez, e em sua primeira competição, levanta o caneco. É um time para ser elogiado, aplaudido e cantado. Parabéns Inter, são poucas equipes que conseguem tantos títulos em tão pouco tempo, e - com comandantes diferentes. Será estrutura? Equipe bem comandada? Condição para os atletas trabalharem? Ou uma equipe diferente de se trabalhar? São perguntas que ficam para serem respondidas por quem participou das conquistas. É só perguntar para o Julio César, Maico, Lucio, Zanetti, Milito, Et'o, Pandev, Sneijder, que time, que.......





Internacional vs Seongnam Ilhwa por 4-2 All e conquista o terceiro lugar no mundial interclubes


Na disputa do terceiro lugar, no mundial interclubes da Fifa, o Internacional de Porto Alegre se impõs e venceu com autoridade a equipe koreana do Seongnam Ilhwa. Parece brincadeira, mas essa tal da ansiedade, à adaptação é um fato corriqueiro no futebol, e são poucas equipes ou poucos atletas que conseguem essa proeza.  Os livros publicados por cientistas renomados, na área de Treinamento Desportivo, trazem sempre este título: Teoria Geral do Treino Desportivo. Porque será que ninguém até hoje teve a coragem de escrever: Teoria Geral do Jogo Desportivo. A maioria das equipes de ponta do futebol mundial tem uma equipe multidisciplinar composta por: Médicos, fisiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, oftalmologista e psicologo esportivo, sem citar os membros da comissão técnica. E porque será que ninguém consegue descrever o que se passa, ou o que acontece com o sistema nervoso central na hora de decidir? Está mas do que provado que - quando o atleta consegue se equilibrar, se acalmar no momento de decidir, o resultado é notável.

Em se tratando de rendimento este fica visível. E quando o atleta não consegue o rendimento que a comissão técnica, diretoria, torcida, imprensa deseja, geralmente é chamado de amarelão ou pipoqueiro. Foram adjetivos criados e popularizados que persistem até hoje. Foi criado um estigma no futebol que diz o seguinte: existe jogador de treino e existe jogador de jogo; outro muito difundido é: esse só joga em time pequeno, quando vai para time grande não consegue o mesmo rendimento; olha só está: existe jogador da série B1, da Série A-3, da Série A-2 e da Série A-1. É de se estranhar porque as dimensões do campo, o time de gramado, o tamanho da bola, o peso da bola, não altera, foram regras criadas pela entidade máxima do futebol, a Fifa, que perdura até hoje. O que realmente pode afetar o rendimento, em meu entendimento é simples: "Personalidade". Essa palavra pode fazer o vencedor e o perdedor, define: o forte e o fraco, direciona o atleta para o baixo ou alto rendimento; o medo ou a coragem, tudo isto centralizado no "cérebro".
Talvez essa diferença faça o futebol se tornar surpreendente, imprevisível e faça a equipe de menor expressão se tornar uma grande zebra.




Abraços

Fonte:

www.youtube.com

Nenhum comentário: