quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pré temporada

OPINIÂO:

O Atlético Paranaense pode se orgulhar de ser exemplo. É um dos clubes mas estruturados do mundo. Tem 6 campos de futebol, com qualidade para desenvolver seus treinamentos; possui um Hotel dentro do seu centro de treinamento (CT), para acomodação de atletas; tem ainda: lavanderia, restaurante, um lava jato, duas piscinas (uma aquecida e a outra normal, além de uma mini piscina para os atletas usarem para relaxamento muscular com gelo); sala de musculação moderna (aparelhos criados baseado em biomecânica); dentistas, médicos do esporte, laboratório de fisiologica, de biomecânica, existe uma área de propriocepção para treinamento e atletas em recuperação, ou seja, infraestrutura que não deixa nada a desejar as grandes potências do futebol mundial.


 

Atlético-PR e sua pré-temporada

Os jogadores do Atlético Paranaense se reapresentaram na manhã de hoje no CT do Caju e já iniciaram os testes físicos e clínicos. Para as avaliações, o elenco foi dividido em grupos. Foram realizadas avaliações clínicas, ortopédicas, de eletrocardiograma em repouso e antropometria, que compõem a primeira etapa. Em seguida estão programados os trabalhos de performance que envolvem testes cardiopulmonares (avaliação cardiológica e fisiológica), teste de isocinética - que analisa a parte muscular e de articulação - e musculação (teste de carga por aparelho). Os atletas ainda farão exames laboratoriais (parte bioquímica) e exames de otorrinolaringologia e dermatologia.

Teste isocinético.


Teste eletrocardiograma.


Toda essa bateria de exames se estenderá até domingo, sendo intercalada com trabalhos de campo. De acordo com o professor Oscar Erichsen, responsável pelo laboratório de fisiologia do CAP, essas avaliações fazem parte de uma rotina de acompanhamento de cada atleta. “São avaliações periódicas na qual o clube se preocupa com a saúde do atleta, em verificar se está tudo bem e para avaliar as questões relacionadas à performance, para detectar em qual nível de aptidão física o atleta se apresenta”, resumiu Erichsen.


Teste cardiopulmonar.


O profissional ressaltou a importância do Atlético possuir uma equipe de médicos que realiza os exames e faz os acompanhamentos da situação dos atletas, além da facilidade e comodidade que o CT proporciona para a realização dos exames clínicos.

Exame clínico.



Exame ortopédico.



Musculação.

Com uma retaguarda dessa, dando suporte a comissão técnica, o trabalho pode e deve fluir de maneira tranquila, consciente e deve ser desenvolvida em busca de vitórias. O Atlético sai na frente e com o belo campeonato feito em 2010, pode almejar pulos mais altos no campeonato Estadual e Brasileiro.




Nenhum comentário: