quarta-feira, 25 de maio de 2011

Notícias do futebol Nacional!

É importante que o leitor fique atento as notícias sobre o Campeonato Brasileiro. Como vai ser um campeonato longo com 38 rodadas, novidades aconteceram. A maioria das equipes ainda procura por reforços para brigar em igualdade de condições pelo título Nacional. Como as notícias dizem que a CBF irá antecipar a janela de transferência, a correria pode ser grande. O programa de esporte Tá na Área da Globo apresenta um quadro "Giro pelo futebol nacional", atualizando o que há de melhor e o que não agrada o torcedor.




Peneirar é desgastante!

Aprovar um atleta em peneira no futebol, gera muito desgaste, e porque? Por que existe sempre uma comparação, querem exemplo! Um atleta nascido em 1992 joga de atacante. Para ser aprovado tem que ter mais qualidade do que um atleta da equipe e com nascimento datado de 1994. Mesmo que o técnico goste daquele atleta, não pode fechar os olhos para o óbvio. E as vezes o óbvio não é a verdade absoluta daqui a alguns anos. O futebol está cheio de surpresas e uma delas é clara: "maturação". Para alguns atletas ela chega cedo, aos 14, 15 ou 20 anos. Para outros pode acontecer aos 22 anos. E isso está relacionado com o amadurecimento cerebral. É o cérebro e somente o cérebro que pode determinar a maturação do ser humano. E tem tudo a ver com personalidade. E por ser uma razão "biologica" não cabe a nós técnicos prever quando acontecerá tal amadurecimento. E é por isso que são cometidos erros na hora da avaliação de um atleta.

Na maioria dos esportes coletivos, que são habilidades abertas, a tomada de decisão está presente, o atleta precisa decidir o que fazer em pouco tempo, isso abrange tempo-espaço-situação. O cérebro precisa reagir e montar estratégias, pois encontrará situações diferentes que precisam de decisões rápidas, isso exige sensação, percepção, memória, concentração é habilidade intelectual. 

As equipes, durante os treinamentos precisam utilizam métodos que promova o desenvolvimento dos atletas e sua parte cognitiva, no futebol por exemplo, um método muito utilizado é o treinamento em campo reduzido. O espaço reduzido faz com que o atleta tenha que tomar a decisão rápida e ser criativo, como o futebol é competitivo, este tipo de treinamento propicia ao jogador dinâmica, criatividade e velocidade de reação.
Hoje me encontro como avaliador, e o critério que estou usando não considero o correto, mas tenho que fazê-lo. Em minha mente existem alguns regras que devem ser usadas para melhoria do critério em avaliar um futuro atelta:

1) Exame clínico;
2) Exame cardiologico;
3) Exame ortopedico;
4) Teste de habilidade morotora:
5) Teste físicos (força, velocidade e resistência);
6) Testes técnicos;
7) Testes técnicos e táticos;
8) Jogo propriamente dito.

Se você quer realmente avaliar um atleta, que execute uma verdadeira anaminese. E mesmo usando todos esses critérios, nada garante que você acertou. O jogar e só o jogar é superior a todos esses critérios citados.

O reporter da Rede Globo Tino Marcos está apresentando uma série de reportagens com os atletas de futebol e suas posições, acompanhem o que dizem alguns profissionais de clubes renomados sobre avaliação no futebol ou peneira:

Acompanhe a reportagem sobre os laterais do futebol:





Reportagem sobre Goleiros:








A função do meio campo no futebol:







Abraços
Fonte de vídeos: www.youtube.com
www.globo.com/jornal nacional

Nenhum comentário: