domingo, 12 de junho de 2011

Será que as comparações atrapalham?

Será que as comparações atrapalham determinados atletas? Essa pergunta perece simples, mas não o é. Quem não se lembra de Washington que jogou no Noroeste de Bauru e quando surgiu tentaram compará-lo ao Pelé? Claudio Adão, atacante do Santos também foi comparado ao Rei. Quando Pelé tinha encerrado a carreira, em uma entrevisa a Rede Globo, o mesmo foi questionado quem seria seu substituto. Naquele momento Paulo Roberto Falcão foi apontado pelo Rei. Isso realmente não se confirmou. Falcão apesar do seu estilo clássico, elegante ao jogar, não poderia ser comparado ao "homem". As semelhanças com a maneira de jogar, a movimentação no gramado, a maneira de bater na bola, alguns gols que podem lembrar o que atletas do passado fizeram, podem nos remeter a este passado. O gol que Lionel Messi fez pelo Barcelona, lembrou o famoso gol que Diego Maradona fez na Copa de 86 contra Inglaterra. Mas sem medo de errar: "a maneira de jogar é outra", apesar de toda técnica e habilidade que Messi possui.

E aquela velha máxima: surge um bom atleta nas categorias de formação e aparecem as inevitaveis comparações: "aquele atleta lembra Romário, Bebeto, Alex, é o futuro Ronaldinho, tudo isso só para exemplificar. Ontem após o jogo contra o Grêmio, Rogério Ceni fez uma afirmação:
- Ele é um menino de talento. Falo que ele tem de escolher se quer ser comum ou quer ser um Messi. Se ele se dedicar, tem tudo para ir bem.
E Marlos lembrou a conversa que Rogério teve com ele:
- Ontem [sexta-feira], na hora do lanche, o Rogério me perguntou se eu queria ser um grande jogador e disse para eu ser mais centrado. Falou minhas qualidades e meus defeitos, que tenho de aprimorar. Foi uma conversa mais de elogio do que de crítica. Ele brinca comigo e me chama de Lionel. Fico feliz com isso.
Existe uma grande diferença em um atleta estar jogando em uma grande estrutura ou não, exemplo: Marlos no Sâo Paulo tem uma grande orientação, ateltas de ponta, com experiência, psicologos, quem pode direcioná-lo para não se empolgar com a fama, porque querendo ou não ela é "efemera".

Só para o leitor relembrar: gol de Maradona contra Inglaterra em 86:




Gol de Lionel Messi pelo Barcelona, alguns dizem que foi seu grande gol:



Abraços

Fonte de vídeo: www.youtube.com

Nenhum comentário: