quinta-feira, 16 de junho de 2011

Clubes Estruturados

Em administração, a palavra organização pode assumir dois significados.

O primeiro deles é o de entidade social, dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada. A organização é uma entidade social porque é constituída por pessoas; é dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar resultados — como gerar lucros (em clubes de futebol é formar atletas). É deliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização (dirigentes, comissão técnica e atletas).

Nesse sentido, a palavra organização significa um empreendimento moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. Essa definição se aplica a todos os tipos de organizações, sejam elas lucrativas ou não, como clubes de futebol, bancos, financeiras, hospitais, e outros. Dentro desse ponto de vista, a organização pode ser visualizada sob dois aspectos:

Organização formal. É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente, com deveres e obrigações com a sociedade em geral, constituída de fato e de direito.

Organização informal. É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.

Quando se cria uma estrutura para o futebol (centro de treinamento), o objetivo é dar sustentação para que a comissão técnica trabalhe com tranquilidade e dinâmica.

Exemplos estão para serem vistos: Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Figueirense, Inter de Porto Alegre, equipes que não tem grande projeção nacional como: Desportivo Brasil (pertence a Traffic, Olé Brasil em Ribeirão Preto), são exemplos de sucesso.
Visita ao CT do Corinthians:
 








CT do Santos:




Abraços
Fonte de vídeos: www.lancenet.com.br

Nenhum comentário: