sexta-feira, 17 de junho de 2011

Circuito em futebol

Treinamento em circuito é o termo denominado a exercícios de forma a alcançar condicionamento geral ou específico. Os exercícios são realizados de forma cíclica e acíclica, que permita aos atletas progredir de um estágio de exercícios a outro, até que todos os estágios tenham sido completados. A conclusão de todos os exercícios estabelece um critério estabelecido. Treinamento em circuito é uma boa ferramenta para desenvolver o condicionamento físico e técnico.
Nese circuito foi montado uma sequência de exercícios de: força, potência, agilidade, velocidade, resistência anaeróbia e técnica com objetivos e exercícios que tem semelhança com o jogo de futebol. Foram criadas 13 estações com dois atletas em cada estação. O tempo de realização do exercício foi de 30 segundos, por 50 segundos de recuperação. Foram realizadas duas séries. Enquanto os atletas permaneciam na estação, um atleta executa o exercício e o outro jogava a bola para que o companheiro realizasse o gesto técnico. Os exercícios foram criados com objetivo específico.

As variações foram muitas, incluindo exercícios direcionados que remetem aos gestos do jogo de futebol como: dominar a bola no peito, cabecear a bola, passar, antecipar e outros. Esses movimentos servem para fortalecer os músculos posteriores da coxa com aceleração e desaceleração (bíceps femural), anteriores da coxa, passe frontal, aceleração e desaceleração (quadríceps), panturrilha com saltos, em movimentos de aceleração e desaceleração (gastrocnêmio), propriocepção, como as mudanças de direção e os movimentos de vai e vem, trabalhando o músculo cardíaco (anaeróbio lático). A carga, as repetições e o intervalo entre as estações foram estimulados tanto a resistência aeróbia como a anaeróbia atendendo os objetivos estipulados.

É importante alternar as estações dando estímulo e recuperação adequada para evitar o cansaço prematuro. Assim, o intervalo tem relação direta com o estímulo, e com o objetivo do circuito. Outra vantagem do treinamento em circuito, para quem faz treinamento planejado, é que ele pode ser incluído em qualquer fase de uma periodização apenas mudando o volume e intensidade.

Treinamento em circuito não é novo. Foi idealizado por R. E. Morgan e G. T. Adamson em 1953 como opção de manter seus atletas em forma que não podiam treinar ao ar livre durante o rigoroso inverno inglês.

Circuito físico técnico:




Abraços

Fonte de vídeo: www.youtube.com

Nenhum comentário: