sábado, 2 de julho de 2011

Habilidades e Competências


Ao nascer, cada ser humano traz consigo características individuais. Junto dessas características, trazemos outra que são herdadas de nossos pais, que herdaram de nossos avós. A soma de nossas características, o que herdamos e o que com nossas experiências vai formar nossa personalidade, que é o conjunto de vocações.

Segundo Voltaire ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade assim seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.

Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (ter habilidade para criar jogada, armar bem sua equipe dentro de campo), seus conhecimentos (saber posicionamento tático) e suas atitudes (entender essa variação, utilizar esse esquema interpretando o posicionamento pela equipe adversária,) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra.

Habilidade é o que nós aprendemos, e conseguimos identificar (ex: os alunos atletas saberem identificar o conjunto de variações táticas para cumprir determinado esquema tático...). Habilidade está ligada á competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos.

Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho e ser bem-sucedido: as habilidades técnicas, as habilidades humanas e as habilidades conceituais:

HABILIDADES TÉCNICAS: estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho (está referência é com o jogo de futebol) com "coisas", como processos cognitivos ou objetos físicos e concretos e envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas (passe, domínio, lançamentos, controle da bola e finalização).

HABILIDADES HUMANAS: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflito pessoal ou de grupo papel de membros da comissão técnica.

HABILIDADES CONCEITUAIS: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas. Na medida em que o técnico de futebol faz carreira, ele precisa, cada vez mais, desenvolver as suas habilidades conceituais para não limitar a sua equipe dentro de campo.


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