quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tem técnco Novo na Praça!

Existe determinado tipo de ser humano que nasce fadado para determinada profissão. E essas profissões são inúmeras e pode ser: Engenheiro, Eletricista, Arquiteto, Médico, Músico, Pintor, Escritor, Mestre de Obra, Pedreiro, Dentista, para exemplificar algumas. Com o passar dos anos, essa identificação com a profissão vai se proliferando na mente e tomando o espaço da própria vida, então, é o momento de mudar. Citei essas profissões para falar mais abertamente de alguns profissionais que encerram uma etapa em sua vida (profissional), até onde foi conveniente, e tiveram força e resistência para executá-la de maneira brilhante. Recentemente o goleiro Marcos encerrou a profissão de arqueiro da equipe do Palmeiras. O fez com maestria, conseguiu títulos, lutou, foi aclamado como "São Marcos". O seu título mais importante - "Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2002". Quer prestigio maior? Marcos tem lugar cativo no coração da torcida Palmeirense, atleta de uma equipe só, será eternamente chamado de Santo.


Marcos ex goleiro do Palemiras

Outro exemplo, é Luciano Quadros, ex-goleiro de equipes como São Caetano, XV de Piracicaba, Catanduvense, Ferroviária, Payssandu de Belém-PA, para citar, assumiu nesta temporada o comando técnico da Esportiva Santacruzense, que disputará o campeonato Paulista da Série A-2. Luciano Quadros, Formado nas divisões de base do Inter de Porto Alegre, teve seu maior destaque quando defendeu a equipe do São Caetano-SP, e disputou três finais de campeonatos Brasileiros em sequência: 1) contra o Paraná clube quando subiu da série B para série A do campeonato Brasileiro e foi vice-campeão; 2) contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro da série A no ano de 2000, onde foi vice-campeão. Lembram do fatídico jogo de São Januário, onde o alambrado cedeu não suportando o excesso de torcedor, e 3) a terceira final, e sem dúvida a mais impactante, a final da Copa Libertadores das Américas contra o Olímpia do Paraguai no ano de 2002. A equipe do São Caetano também foi vice-campeã. O primeiro jogo foi no Paraguai, venceu por 1 a 0. O segundo jogo foi realizado no Pacaembu, e a equipe Paraguaia deu o troco, ao vencer por 2 a 1 no tempo normal. Na cobrança de pênaltis, sagrou-se campeã pelo placar de 4 a 2.


Luciano Quadros: atual técnico da Esportiva Santacruzense

Hoje mais um atleta de ponta anuncia sua retirada dos gamados como atleta, e o nome da vez é Ricardinho, ou simplesmente Ricardo Luís Pozzi Rodrigues, 35 anos, será o novo técnico do Paraná Clube, uma curiosidade, Ricardinho começou a carreira como atleta no próprio Paraná onde dará o pontapé como técnico.
Credencial para Ricardinho não irá faltar, foi atleta do Bordeaux da França, Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Beşiktaş da Turquia, Al-Rayyan do Qatar, e encerrou a carreira defendendo as cores do Bahia no ano de 2011.
Ricardinho defendeu a Seleção Brasileira, participou do grupo que foi campeão Mundial em 2002, talvez tenha sido sua maior conquista. A esses novos técnicos, não basta ter jogado, não necesitar de muito estudo, conhecer o que estão fazendo, como passar, como se direcionar ao atleta, como orientar, como planejar um trabalho, como dirigir uma equipe, é muitos requisitos.
Ricardinho (E), Bahia foi seu último clube


Não é fácil entrar no seleto grupo dos 20 melhores clubes do Brasil (série A do Campeonato Brasileiro), e ser técnico em um desses clubes. Parece-me um grupo fechado, posso estar equivocado, onde há pouco espaço para quem pretende comanda-los. Não estou a falar somente de Luciano e Ricardinho, citados nesta reportagem. Quando a cúpula diretiva procuram contratar um comandante, pois irá dirigir sua Nau, é analisado e estudado minuciosamente, o curriculum, a formação, a estrutura, o planejamento, as conquistas (pequenas ou grandes), à habilidade em líder com grupo ou grupos, e neste ínterim está incluso "estrelas". Acham fácil lidar com Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Marcelinho Paraíba, Rogério Ceni, Louco Abreu? Sabem por quê? Terá de lidar com "ego". E qual o seu significado? A palavra ego acabou por ter significado mais profundo ao associar-se à Psicologia e à Psiquiatria embora no Império romano fosse tão vulgar e fácil de entender como o pronome pessoal “eu” de hoje em dia. O ídolo pode possuir várias facetas. A maioria é filho de gente humilde, simples no falar, no vestir, em se posicionar, outros  por personalidade, chegam a serem até recatados como é o caso de Ademir da Guia, eterno ídolo da torcida Palmeirense, carinhosamente chamado de “o Divino”. Outros são ou tornam-se arrogantes, pretensiosos, isso em razão de dinheiro e fama. O por possuírem esses dois itens citados, perdem a noção do que pode e o que não podem fazer. São endeusados, idolatrados, se tornam referência, como diz Muricy Ramalho: “O jogador de hoje é Popstar”. Mais não sabem, ou não foram orientados a aprender a lidar com a fama e com o dinheiro. Imaginam que podem tudo. A vida é repleta de prazer e deslumbramentos, posso citar um caso: recentemente o ex-atleta Muller do São Paulo e Seleção Brasileira, declarou em reportagem que perdeu tudo que ganhou com o futebol. Para ser claro, torrou uma fortuna achando que o dinheiro jamais acabaria. A sua personalidade, tem a mesma definição para qualquer ser humano que é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, a individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo, e está relacionada com uma gama de fatores inerentes a sua capacidade de assimilação.
O fato de treinar uma equipe é simples, basta possuir conhecimento de causa e colocar em prática os fatores que cercam os caminhos do futebol. Agora comandar e lidar com o dia a dia, este é complexo, como é o ser humano. Felicidades aos novos comandantes.

Abraços
Fonte das Fotos: www.google.com.br

Nenhum comentário: