segunda-feira, 12 de março de 2012

Irresponsabilidade ou o futebol é apenas um Hobby?


No final de semana, para ser preciso na sexta feira, vendo o noticiário esportivo das principais equipes do país, fui surpreendido com a notícia de que o atacante Adriano estava afastado do jogo de sábado entre Corinthians e Guarani pelo Paulistão 2012, e também do jogo de quarta feira pela Libertadores das Américas na cidade do México, porque tinha se recusado em subir na balança. Isso é um ato normal de um clube (controle de peso) do atleta. Normalmente as equipes de ponta, composta por: fisiologista e nutricionista utilizam uma tabela normativa para controlar o gasto calórico do atleta, percentual de gordura, peso ideal, tudo baseado em parâmetros clínicos. A partir daí segue um rigoroso controle do gasto calórico do atleta. Exemplo: o atleta ao chegar pela manhã é pesado, vai treinar e na volta e pesado novamente. Este controle serve para saber o que foi perdido durante os treinos. Isso tem relação com o tipo de treino elaborado. Se o treino é de capacidade aeróbia, a perda de peso é maior. Se for um treino de força ou potência a perda é menor. E a partir destes dados o Departamento Médico, direciona – suplementação, hidratação e alimentação dos atletas.
Adriano treinando no Corinthians

Bem simples e tranquilo não é! Não é bem assim. Existem atletas que não gostam de pesar, ter o seu percentual de gordura analisado, acha que isso é bobagem, porque quem corre é a bola, argumentos que não fazem mais parte do futebol atual. E porque o “Imperador se reusou a pesar”? Boa pergunta não é.

O futebol atual apregoa: força, velocidade, resistência, técnica e tática, sempre no limite do atleta, e quando isso não ocorre, a equipe sofre devidos os esquemas táticos rígidos que vem utilizando, com marcação por pressão no campo do adversário, da intermediaria para trás, marcação zonal com saída de contra ataque, e outras variáveis utilizada pelo técnico. No futebol atual, poucos técnicos se preocupam apenas em jogar futebol em detrimento da marcação. Preferem atletas com menor capacidade técnica, sabendo que irão ganhar com movimentação e dinâmica de jogo. O futebol no Brasil caminha para ciência. Recentemente o Corinthians construiu um laboratório de avaliação física, só vista no Milan (Itália) e Real Madrid (Espanha). Então espera aí – se a equipe do Parque São Jorge gastou R$ 800 (Oitocentos mil reais) para construir um mega laboratório, como vai permitir que um único atleta, até recentemente chamado de “Imperador”, desorganize tudo que levou um século para ser construído? Com este tipo de atitude a equipe do Corinthians demonstra que: não basta ser craque para ali habitar e têm mais, os únicos gordinhos que por ali jogaram foram: Neto na década de 90 e Ronaldo, considerado o “fenômeno”, que deu novo status a equipe do Parque São Jorge.

Será que isso não foi mais uma jogada de craque do Adriano? Nos principais jornais cariocas surge uma notícia que pode se tornar realidade. A volta de Adriano a Gávea, ao “Ninho do Urubu”, lá o cara é Rei, tem moral. Outro detalhe: será que o futebol não está se tornando apenas um Hobby para Adriano? Será que existe dentro deste Imperador a mesma gana, a mesma garra antes de se tornar o Rei de Roma?         Quem conseguirá parar esse trio de aço: Ronaldinho Gaúcho, Wagner Love e Adriano Imperador. Quem puder responder que atire a primeira pedra.

Após nova polêmica, Adriano está fora do Corinthians



Adriano não é mais jogador do Corinthians. Nesta segunda-feira, o clube informou em seu site oficial que o contrato do polêmico centroavante será rescindido.
“Fizemos tudo que estava ao nosso alcance e chegamos à conclusão de que era melhor encerrar o contrato, e ele também achou isso”, declarou o diretor de futebol Roberto de Andrade à rádio Globo.
Na última sexta-feira, o Imperador foi cortado por Tite dos jogos contra Guarani e da viagem ao México, onde na quarta-feira acontece o duelo com o Cruz Azul, pela Libertadores. Tite estava visivelmente irritado e disse que o jogador não se dedicou aos treinamentos.


Gol de Adriano contra o Atlético Mineiro
“Não seria motivo para dispensá-lo só treinar mal. No caso do Adriano é uma somatória, não só esse caso. Quantas e quantas vezes viemos a público para explicar situações do jogador. É uma gota d’ água que, quando cai no copo cheio, transborda. Não foi um fato isolado”, justificou Andrade.
Com a rescisão do vínculo trabalhista, que deveria se encerrar no fim de junho, o Corinthians tem a obrigação de pagar os salários pendentes, ou seja, mais quatro meses - o valor é superior a R$ 1,5 milhão.
Segundo o diretor de futebol, a intenção é reduzir a quantia. “Ele não sai sem receber nada, vamos acordar em cima do que estamos devendo. Não existe multa, e sim um saldo do resto do contrato. Entregamos ao nosso departamento jurídico, que vai tratar com o empresário dele.”
O alteta de 30 anos deixa o Timão depois de mais de 11 meses, período no qual disputou oito partidas, marcou dois gols e foi campeão brasileiro como reserva.

Ricardo Teixeira renuncia à CBF e também deixa comitê da Copa-2014

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 64, renunciou à confederação que controla o futebol nacional. Além disso, também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), a cerca de dois anos para o Mundial.
Em carta lida na manhã desta segunda-feira no Rio pelo seu sucessor, José Maria Marin, 79, um de seus cinco vices, ele diz que vai cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se colocou à disposição para continuar "colaborando com o futebol brasileiro".
A saída do cartola, mineiro de Carlos Chagas e desde 1989 no cargo, quando chegou ao poder amparado pelo então sogro e presidente da Fifa, João Havelange, chegou a ser dada como certa por presidentes de federações estaduais antes do Carnaval, mas Teixeira garantiu que continuaria com as atividades normalmente.
Em 29 de setembro de 2011, foi internado em um hospital no Rio apresentando dores abdominais. O boletim médico disse que Teixeira tinha uma diverticulite (inflamação na parede do cólon, ligado ao intestino grosso) não complicada. Assim, faria tratamento apenas com anti-inflamatório, analgésico e uma alimentação regulada, sem necessidade de cirurgia. Recebeu alta dois dias depois.

Fotomontagem mostra momentos de Ricardo Teixeira com técnicos da seleção; clique na foto e veja galeria
As várias fases de Ricardo Teixeira a frente da CBF.

As principais conquistas da Era Teixeira
Abraços
Fonte de vídeo: www.youtube.com
Fonte das fotos: www.uol.com.br


Nenhum comentário: