quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sem a bola.........

Prender a bola é uma medida tão ofensiva quanto defensiva. Esse é um relato de Cruyff após uma vitória da Holanda sobre a Inglaterra em Wembley, sem jamais passar da linha do meio de campo: "Sem a bola, você não tem como vencer". Tempos depois, ele acrescentaria: "Se a bola é nossa, eles não têm como marcar!". Sendo assim, ao acertar um número de passes maior, ao perder a bola menos vezes e ao ter mais oportunidades de passar, um time pode não apenas marcar mais gols e sofrer menos, mas também ganhar mais partidas. 

As pesquisas de Chris Anderson & David Sally autores do livro Os números do Jogo, mostram com clareza o relato de Cruyff. As equipes que perdem a bola menos que os adversários fazem mais gols, em média 1,5 congtra 1,1; defensivamente, a diferença é semelhante. Manter a posse de bola ajuda os times a marcar mais gols e sofrer menos, dos dois lados do campo, por uma diferença que fica entre 0,3 e 0,5 por jogo. Isso representa um total de quase um gol por partida. 

Parece natural supor que mais posse de bola leve a mais vitórias e menos derrotas. E é isso mesmo: prender a bola, acertar mais passes com ela e prendê-la menos que o adversário significa mais vitórias, mais pontos e mais sucesso. As equipes que tiveram a posse de bola por mais tempo ganharam 39,4% das partidas, em comparação com 31,6% que tiveram menos. Qualquer que seja o critério de medição da posse de bola - número de passes, percentual de acerto ou posse total - ficar mais com a bola gerou entre 7,7% e 11,7% a mais de vitórias para os times. 

Os percentuais de passes certos são importantes, mas evitar perder a bola é a arma mais poderosa de todas. Times que tiveram menos da metade das bolas perdidas numa determinada partida venceram aproximadamente 44% das vezes, enquanto aqueles que perderam amsi bolas ganharam um pouco menos de 27% das partidas. Ter a bola é bom. Não devolvê-la é melhor. Ter a posse de bola diminui em cerca de 7,6% as derrotas. Em aproximadamente 47,7% dos jogos, o time que perde a bola mais que o adversário acaba derrotado, enquanto aqueles que perdem menos a bola saem derrotados em apenas 28,4% de suas partidas. Nas duas pontas do campo, a posse de bola funciona, e com resultados espetaculares. 

Tudo isso compensa no final da temporada. Os times que tiveram mais posse de bola dominam a parte de cima da tabela e aqueles que não tiveram estão mais sujeitos a lutar contra o rebaixamento. No fim das contas, mais posse de bola e menos bolas perdidas, combinados, levam a uma campanha melhor.

Exemplo: Toque de bola da Seleção Espanhola e gol.






Abraços
Fonte: www.youtube.com

Nenhum comentário: