sábado, 8 de março de 2014

A reinvenção do jogo de futebol.

Trocar passes até a exaustão, executar o passe e não errar, executar o passe e ultrapassar, direcionar o passe e virar o jogo, mudar o jogo de um lado para o outro,fazer triangulações, executar triangulação e finalização, ultrapassagem por dentro e por fora do campo, fazer o triangulo funcionar pelo meio ou pela lateral apenas para reter a posse debola, recomposição ofensiva e defensiva, agrupar, sair jogando com o goleiro mesmo o adversário estando fazendo pressão no homem e na bola. Tirar a bola da lateral e colocá-la para o meio, girar a bola que está sendo tocada no meio e levá-la para lateral para que seja executada uma jogada pessoal com apoio após o drible, cruzamento e finalização.

Parece ser o sonho das equipes que praticam futebol, seja de alto rendimento ou não. Isso é perfeitamente possível quando se tem um técnico que entenda de jogo ou, na melhor das hipóteses, ver o Bayern de Munique jogar. Isso porque o mesmo técnico que treinou o Barcelona e aprimorou este toque de bola, hoje treina o Bayern. Esses aspectos são produto de treino que se transforma em jogo. Jogo agrupado, pensado, planejado e reinventado a cada partida, a cada ação dos atletas ou a cada formato do adversário. E o que faz diferente esse time que goleia e joga em diferentes estádios como se fosse apenas um?

Existe a qualidade dos seus atletas, e é inquestionável. A equipe do Bayern é a base da seleção Alemã treinada por um Gênio Catalão de nome Guardiola. O que ele vem fazendo com o futebol? Entendo como uma coisa simples:  
1. Tem conhecimento de jogo e está reinventando a maneira de se jogar futebol;
2.  O esquema tático é apenas a representação numérica, pode ser no 1-4-3-3; 1-4-4-2; 1-3-5-2; 1-3-3-1-2. O que se vê do Bayern é uma equipe jogando futebol com marcação forte e no campo do adversário, desmarcação, penetração, alteração na intensidade de jogo. Isso é mérito do técnico e do seu entendimento com o que quer do jogo.

Eu disse jogo, não me referi a esquema tático, a distribuição numérica em campo. Se o técnico não entende de jogo, como pode entender de tática? Se as duas estão relacionadas, é outra discussão. O fato é simples - como fazer gols e não os tomar? Como ter o ataque mais positivo e a defesa menos vazada? Como conseguir gerenciar uma equipe de craques para que estejam sempre motivados em busca de vitórias? Esses são aspectos a serem respondidos apenas por quem criou esta maneira de jogar.




Acompanhe o show do Bayern



Abraços

Fonte:
www.youtube.com

Nenhum comentário: