sábado, 28 de junho de 2014

Treino de Futebol como Aula!

Se os amigos observarem bem este treino, ele é simples, é um treino de passe e finalização, muito utilizado no futebol. Só quem esta ministrando é José Mourinho e isso faz toda diferença. Quem vê esse técnico à beira do gramado pela televisão, acredita que ele é o melhor. Não estou aqui julgando sua competência, basta analisar as suas conquistas em diferentes países, aliadas a sua imagem imponente, todos irão dizer: “José Mourinho é um vencedor”. É isso que o faz ser diferente, tem a imagem de um vencedor, isto transforma o treino simples em uma aula de futebol.

A normatização do treino depende de quem está no comando. Olhar o técnico e entender que ele é "especial", acreditar nos ensinamentos é um grande passo para melhorar a técnica, tática e dinâmica de jogo. Insisto que observem o treino comandado por José Mourinho, e corriqueiro no futebol. Neste conteúdo exibido no vídeo tem: passe, domínio, cruzamento e finalização. Então qual é a diferença? Um dos fatores foi mencionado no paragrafo anterior, quem está no comando do treino é José Mourinho, e a outra, é a maneira pelas quais os atletas se comportam, decidem, agem, trabalham e executam para melhorar sua produtividade técnica.

 O foco do treinamento é enfatizar o desenvolvimento, visando uma vantagem competitiva. A administração dos treinos é feita através de trocas, ou seja, a comissão técnica tem metas a serem alcançadas, e utiliza os atletas inseridos no processo de competição para realização dos planos. E por outro lado o atleta está em busca da satisfação pessoal, uma troca de mais valia.
Nenhuma equipe organizada pode funcionar sem um nível de comprometimento, por isso sempre existem teorias sobre motivação, para estimular o comportamento dos atletas e obter sucesso nas competições. O treinamento foi criado com o objetivo de aprimorar o atleta a adquirir eficiência nas ações presente durante o jogo, através de movimentos sincronizados, onde o prazer está em jogar com desenvoltura, fazendo a equipe emergir.





Fundamental para a eficácia do processo de treinamento e desenvolvimento é o levantamento das necessidades dos atletas. Ele tem por objetivos diagnosticar o atual estágio das competências como: conhecimento sobre jogo, as técnicas que envolvem o jogo de futebol, as habilidades, neste aspecto não só a habilidade de driblar.

O treinamento deve ter um formato educacional, o campo de futebol deve ser visto como uma sala de aula e as várias matérias em questão devem ser estudadas e aprimoradas. As situações do jogo são lições (exigências do jogo). A montagem do microciclo semanal deverá conter exercício de tomada de decisão.


Durante o decorrer do treinamento deve ser utilizada uma didática simples onde os alunos atletas sejam capazes de processar as informações, interpretar entender e responder de maneira simples, onde o treino se torne qualitativo. Este curso de futebol em longo prazo tem só um significado: “qualificar o atleta”. Para tanto é necessário criar e desenvolver uma cultura favorável ao aprendizado e comprometida com as mudanças do esporte.

O importante é compreender que, seja qual for o foco utilizado, o treinamento e o desenvolvimento serão fundamentais para a crescente busca da excelência.

Abraços
Fonte: 
www.youtube.com

Nenhum comentário: