quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O futebol produz talentos em sequência

O futebol brasileiro é prodigo em produzir talentos para o desporte (futebol, volei, basquete, natação, e outros). Os talentos aparecem, brotam como água. No futebol, mesmo com a diminuição dos famosos campinhos de peladas, continua produzindo jóias para alegria de técnicos, dirigentes e torcedores. No campeonato Paulista deste ano o Santos apresentou um arsenal de guerra e conquistou no primeiro semestre o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Neymar, Ganso, Wesley, André, Alecsandro, uma safra de atletas que jogam com desenvoltura. Domingo dia 05/09 começa o Campeonato Mundial sub-17 em Trinidad & Tobago. Beatriz Zaneratto "uma jóia", revelada pela Ferroviária de Araquara, desponta segundo o site da FIFA.com, como uma das provavéis sensações desta competição. É o segundo campeonato desta categoria que Bia irá disputar. Outra jóia rara a Ferroviária já produziu: "Alanna". A Divina, como é conhecida entre suas amigas, brilhou nos recentes campeonatos: o Sul americano disputado na Colômbia e no Mundial sub-20 disputado na Alemanha. Divina é uma realidade do futebol feminino, em breve deverá se tornar expoente na seleção feminina principal. A equipe da Ferroviária Fundesport prepara outra "jóia", que está em processo de lapidação: Ana Caroline Martins Rodrigues, ou, simplesmente Carol Baiana. Carol foi pré selecionada pela Seleção Brasileira Feminina Sub-18, para treinar na Granja Comary a partir do dia 20 de setembro. Andréia Rosa que também foi revelada pela Ferroviária está em outro patamar. Já disputou Olimpiada, campeonato Sul Americano, Mundial, é figura carimbada na Seleção Adulta. Beatriz, Alanna e Carol são talentosas, mas é preciso que tenham foco na vida profissional, que estejam preparadas contra os falsos amigos, que não deslumbrem com elogios e não esqueçam das raizes. Os pais, são sempre os melhores amigos.


Luis Fabiano renova com o Sevilla

Nesta segunda-feira, depois de muito assédio do mercado europeu, o Sevilla anunciou em seu site oficial que renovou o contrato do brasileiro Luis Fabiano por mais duas temporadas.

O atacante, que agora fica no clube até 30 de junho de 2013, esteve na mira do Olympique de Marselha e do Tottenham, mas os atuais campeões franceses não conseguiram chegar a um acordo para concluir a transferência.

Luis Fabiano fica no Sevilla por mais dois anos.

Nesta segunda-feira, o jornal inglês "The Mirror" noticiou que o Tottenham fez uma última proposta pelo brasileiro, mas a renovação deve acabar com qualquer possível negociação.

O brasileiro, que fará 30 anos em novembro, chegou ao Sevilla em 2005, depois de jogar pelo FC Porto. Desde então, marcou 95 gols em jogos oficiais do atual time, atormentando as defesas das equipes espanholas.



Conheça as grandes promessas do futebol feminino

Ser técnico de seleção não é fácil, e um dos momentos mais complicados é o de fazer a convocação para um grande torneio. Depois de muito esforço e sacrifício, foram definidas as 21 integrantes de cada um dos 16 selecionados participantes da Copa do Mundo Sub-17 Feminina da FIFA 2010. A competição em Trinidad e Tobago começa neste domingo e vai até o dia 25 de setembro.

Beatriz: promessa de caraque do futebol feminino.

As listas têm alguns rostos já conhecidos — especificamente, 11 jogadoras que estiveram na Nova Zelândia em 2008 vão disputar pela segunda vez o torneio da categoria juvenil. Entre elas, as brasileiras Beatriz e Thai, a canadense Diamond Simpson, as japonesas Yoko Tanaka e Haruka Hamada e a nigeriana Ngozi Okobi já defenderam as cores do seu país. Hamada chegou a marcar dois gols na partida da fase de grupos em que as nipônicas golearam o Paraguai por 7 a 2 há dois anos.


As japonesas Yoko Tanaka e Haruka Hamada.

A maioria dos treinadores preferiu manter a base que superou as eliminatórias, apenas com algumas mudanças eventuais, como revelou o comandante da seleção canadense. "A equipe que ganhou o campeonato da CONCACAF permaneceu praticamente intacta", destacou Bryan Rosenfeld. "Infelizmente, Katherine Caverly e Sabrina Hémond tiveram de sair por causa de lesão, mas confiamos muito nas meninas que as substituirão."

A bola começa a rolar em Trinidad e Tobago neste domingo, 5 de setembro, entre a atual campeã Coreia do Norte e a Nigéria, e o FIFA.com já está pronto para levar até vocês todas as informações sobre o torneio.


Seleção fará jogo-treino em Barcelona

Ao final de seu período de preparação na Espanha, a Seleção Brasileira fará um amistoso contra a a equipe B do Barcelona, na cidade catalã, no dia 7 de setembro.
Apenas com jogadores em atividade no futebol exterior, a equipe vai ficar reunida a partir do dia 3 na Ciudad Deportiva, centro de treinamento do atual campeão espanhol. Os 21 jogadores que atuam em clubes europeus se apresentam diretamente no Hotel Arts Barcelona.

O técnico da Seleção Mano Menezes, orientando seus atletas.

Esta será a segunda etapa de trabalho de campo do técnico Mano Menezes à frente da Seleção, depois de uma promissora estreia em amistoso contra os Estados Unidos, vencido por 2 a 0 com um futebol revigorado.

Parte do sucesso desse jogo foi a estreia dos garotos Neymar e Paulo Henrique Ganso, consideradas duas peças importantes para a renovação do time nacional. Por cinco ou seis meses, porém, Ganso estará afastado dos gramados, devido a uma cirurgia no joelho esquerdo que foi realizada no sábado, dia 28/08/2010.



Solidez defensiva e marcação adiantada
FIFA.com) Quarta-feira 1 de setembro de 2010

A cada quatro anos, as melhores seleções do mundo se reúnem para disputar o maior evento futebolístico do planeta. Para o Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (GET), a Copa do Mundo da FIFA é uma excelente oportunidade para examinar as mais novas tendências do futebol. Agora, os resultados deste estudo em relação à África do Sul 2010 serão resumidos e publicados em um relatório técnico que será enviado juntamente com um DVD às 208 federações afiliadas à entidade máxima do futebol, visando promover o desenvolvimento do esporte em todo o globo.

O FIFA.com aproveitou para entrevistar o diretor do GET, Jean-Paul Brigger, que falou sobre o Mundial na África do Sul e sobre as descobertas mais recentes do mundo do futebol.
O GET realizou um profundo estudo sobre a Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. Quais novas tendências foram identificadas no futebol?
É sempre difícil falar sobre tendências após uma Copa do Mundo. Vimos que todas as 32 seleções tinham uma boa ou até uma ótima organização. Hoje, todos sabem se defender, cada um do seu jeito. O conceito defensivo tem funcionado muito bem. No jogo contra Portugal, a Coreia do Norte acabou entregando os pontos, mas tirando isso, os norte-coreanos também estavam bem organizados.
O que chamou a atenção é que tanto as equipes sul-americanas quanto a Espanha e a Holanda estavam adiantando muito a marcação. Mesmo quando perdiam a bola perto da meta adversária, os jogadores já começavam a marcar lá na frente e não recuavam. Esta marcação no campo de ataque será muito utilizada pelas grandes equipes. Outra tendência é o deslocamento em bloco entre as duas áreas. As equipes trabalham como uma unidade compacta. Todos participam e ninguém fica apenas observando.

Você diria que algum esquema tático foi dominante no Mundial? Houve novas descobertas taticamente?

Não necessariamente. A maioria das equipes jogou no tradicional 4-4-2 ou no 4-2-3-1. Algumas também utilizaram o 4-3-3. Os sistemas de jogo foram muito diferentes e a organização tática variou conforme a situação do jogo e o placar. Os jogadores estão se tornando mais flexíveis.

Pela segunda vez consecutiva, tivemos duas seleções europeias na final, Espanha e Holanda. É uma prova da força do futebol europeu?

Isso mostrou que a Europa é muito forte. A Espanha conquistou a Euro 2008 e agora também foi campeã mundial. É uma seleção que joga um futebol fantástico e muito bonito. Os espanhóis atuam de forma compacta, são muito combativos e correm muito. Os meio-campistas Xavi, Iniesta e Xabi Alonso se movimentam muito no meio de campo e jogam um bom futebol. Eles têm muita qualidade e também se esforçam muito. É uma seleção completa. Quase já pode ser considerado um dos grandes times do século. A Holanda também jogou um futebol fantástico até a final.

Como você explica o fracasso das duas finalistas de 2006, Itália e França?

Foi mais do que surpreendente para todos. A Itália estava desfalcada de Gianluigi Buffon e Andrea Pirlo, que são dois grandes jogadores, e é muito difícil substituí-los. Além disso, é normal que seja difícil disputar o Mundial seguinte depois de conquistar o título. Já a França precisa ser completamente reestruturada. O técnico Laurent Blanc assumiu o comando da equipe após a Copa do Mundo e já começou a trabalhar para isso.



Treino de agilidade com a atleta Carol Baiana da Ferroviária Fundesport.


Fonte:
http://www.fifa.com/










Nenhum comentário: