terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Queda nas receitas de bilheteira do Brasileirão 2010

O campeonato Brasileiro de futebol de 2010 foi marcado não só pela vitória do Fluminense, mas também pelo decréscimo nas receitas de bilheteira dos clubes. Segundo a consultora Crowe Horwath RCS, o principal fator para a queda do público nos estádios e consequentemente das receitas de bilheteira, foram as obras de remodelação que estão em curso nos estádios brasileiros, tendo em vista o Mundial FIFA de 2014.

Outro dois fatores para o decréscimo de público nos estádios foi a má prestação de alguns dos maiores clubes, como foi o caso do Flamengo. Ainda assim nos últimos anos a média de público/receitas obtidas nos jogos do campeonato brasileiro tem crescido, prevendo-se que possa crescer mais, uma vez que a ocupação dos estádios no Brasil ronda apenas os 40%.

Receitas de bilheteria

A média de público nos estádios em 2010 foi de 14.700 adeptos, um decréscimo de 17% em relação a 2009.

■ As receitas totais dos clubes atingiram os R$109,4 milhões (48,5 milhões de Euros), menos 13% em relação a 2009.

■ A média de receita em cada jogo do campeonato foi de R$289 mil (128 mil Euros).

■ No total foram movimentados R$605,9 milhões (269 milhões de Euros) em receitas de bilheteira, mais R$50 milhões (22,2 milhões de Euros) que em 2009.


Receitas de Direitos Televisivos

No total foram movimentados R$476,5 milhões (211,3 milhões de Euros) em direitos de transmissão televisivos

■ R$250 milhões (111 milhões de Euros) em canais abertos.

■ R$50 milhões (22,1 milhões de Euros) em assinaturas ou subscrições.

■ R$170 milhões (75,4 milhões de Euros) em pacotes pay-per-view.

■ R$6,5 milhões (2,8 milhões de Euros) em direitos internacionais.



O custo dos estádios do Mundial 2014 no Brasil


  A FIFA divulgou no principio do mês as lista das 12 cidades brasileiras que vão ser sedes do Campeonato do Mundo de 2014. Tal como no Euro 2004 em Portugal e na maior parte das empreitadas neste género de torneios, a construção ou remodelação dos estádios estará a cargo de parcerias público-privadas.

Segundo a estimativa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) os investimentos na construção e remodelação dos 12 estádios serão de cerca de R$ 2.200 milhões (806,5 milhões de Euros), o que torna o custo médio de cada estádio de cerca de R$ 185,5 milhões (67,8 milhões de Euros).

Aqui ficam as 12 sedes do Mundial de 2014 no Brasil, com referências à capacidade dos estádios e aos custos estimados nas suas construções, sendo que o destaque vai para o novo estádio Nacional em Brasília, como o projecto mais caro R$ 520 milhões (190 milhões de Euros) e para a remodelação do estádio do Morumbi em São Paulo como o projeto mais barato R$ 136 milhões (50 milhões de Euros).


Os 12 Estádios do Mundial 2014 no Brasil:


Belo Horizonte – Estádio Mineirão – 70.000 lugares – Remodelado – Sem custo definido

■ Brasília – Estádio Nacional – 70.000 lugares – Novo – R$ 520 milhões (190 milhões de Euros)

■ Cuiabá – Estádio Verdão – 45.000 lugares – Novo – R$ 400 milhões (146 milhões de Euros)

■ Curitiba – Arena da Baixada – 41.000 lugares – Remodelado – Sem custo definido

■ Fortaleza – Estádio Castelão – 53.000 lugares – Remodelado – R$ 300 milhões (110 milhões de Euros)

■ Manaus – Arena Manaus – 42.000 lugares – Novo – R$ 500 milhões (183 milhões de Euros)

■ Natal – Arena das Dunas – 45.000 lugares – Novo – R$ 300 milhões (110 milhões de Euros)

■ Porto Alegre – Estádio Beira-Rio – 62.000 lugares – Remodelado – Sem custo definido

■ Recife – Arena Cidade da Copa – 46.000 lugares – Novo – R$ 500 milhões (183 milhões de Euros)

■ Rio de Janeiro – Estádio Maracanã – 90.000 lugares – Remodelado – R$ 430 milhões (157 milhões de Euros)

■ Salvador – Estádio Fonte Nova – 55.000 lugares – Remodelado – R$ 400 milhões (146 milhões de Euros)

■ São Paulo – Estádio Morumbi – 62.000 lugares – Remodelado – R$ 136 milhões (50 milhões de Euros)


Observação: De salientar que foram apresentadas 17 candidaturas, sendo que os estádios de Rio Branco, Belém, Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, ficaram de fora da prova.




FC Barcelona bate recorde de patrocínio nas camisas


O FC Barcelona terminou com a tradição de 111 anos de não vender publicidade das suas camisas e estabeleceu um novo recorde neste gênero de patrocínio ao assinar um contrato milionário com a Qatar Foundation, tendo em vista a organização do Mundial da FIFA de 2022.

O acordo poderá alcançar o valor total de 170 milhões de Euros com a duração de 5 anos (até 2016). O clube catalão receberá 30 milhões de Euros anuais, para além de uma verba de 15 milhões de Euros já em 2010/11 por direitos comerciais, mais 5 milhões de Euros em prémios de performance desportiva.

A Qatar Foundation é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1995 pelo emir do Qatar Sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani, que tem como áreas de trabalho o ensino, a pesquisa científica e tecnológica. Este facto ajudou o clube a aceitar o patrocínio uma vez que não se tratar de uma marca comercial.


Ranking de Patrocínios nas Camisas (valores anuais):


1. FC Barcelona (Espanha) / Qatar Foundation – 30 milhões de Euros

2. CF Real Madrid (Espanha) / Bwin – 25 milhões de Euros

3. FC Bayern Munique (Alemanha) / T-Home – 25 milhões de Euros

4. Manchester United FC (Inglaterra) / AON Corporation – £20 milhões (24 milhões de Euros)

5. Liverpool FC (Inglaterra) / Standard Chartered – £20 milhões (24 milhões de Euros)

6. Tottenham Hotspurs (Inglaterra) / Autonomy e Investec – £15 milhões (17,5 milhões de Euros)

7. Chelsea FC (Inglaterra) / Samsung – £12 milhões (14 milhões de Euros)

8. FC Schalke 04 (Alemanha) / Gazprom – 12 milhões de Euros

9. AC Milan (Itália) / Fly Emirates – 11,5 milhões de Euros

10. Manchester City FC (Inglaterra) / Etihad Airways – £9,5 milhões (11,2 milhões de Euros)


Observação: Este patrocínio é sem dúvida uma ajuda importante para as finanças do FC Barcelona que acumula dívidas superiores a 400 milhões de Euros. O novo patrocinador deverá partilhar a camisa do clube com o atual logótipo da UNICEF, o fundo das Nações Unidas para a infância pelo qual a instituição recebe 2 milhões de Euros todos os anos.



Os 10 maiores negócios de Novembro 2010


Em um mês particularmente ativo no que respeita a contratos de patrocínio, o destaque vai para a aquisição do Blackburn Rovers pela empresa Indiana Venky´s e para os milionário contratos que a FIFA continua a assinar com os seus prime sponsors.

1. FIFA / Hyundai – A Hyunday-Kia renovou o contrato de patrocinador automóvel oficial da FIFA até 2022. O acordo com a duração de 12 anos, terá o valor total de cerca de 215 milhões de Euros, cerca de 18 milhões de Euros por temporada.

2. Blackburn / Venky´s – A empresa Indiana Venky´s London Limited comprou o clube da Premier League Blackburn Rovers. O valor total do negócio rondará dos 50 milhões de Euros uma vez que a aquisição inclui o valor do clube mais as suas dívidas .

3. Palmeiras / Unimed – A empresa Unimed adquiriu os direitos de naming do Arena Palestra, estádio do Palmeiras por 7 anos. O valor total do acordo terá um valor aproximado dos 38 milhões de Euros, cerca de 5,4 milhões de Euros por temporada.

4. Everton / Chang – A marca de cerveja Chang renovou o contrato de patrocínio nas camisolas do Everton por mais 3 temporadas. O valor total do negócio é de 14,5 milhões de Euros, cerca de 4,8 milhões de Euros anuais.

5. Spartak Moscovo / Herbalife – A Herbalife será o novo patrocinador das camisolas do clube russo Spartak Moscovo. O contrato com a duração de 2 anos e meio, tem o valor total de 7,5 milhões de Euros, cerca de 3 milhões de Euros por temporada.

6. FPF / Sagres – A Federação Portuguesa de Futebol e a Sagres renovaram o patrocínio às selecção nacional Portuguesa por mais 4 anos. O acordo tem o valor total de 12,5 milhões de Euros, cerca de 3,1 milhões de Euros por temporada.

7. Copa América / Santander – O Banco espanhol Santander será durante o ano de 2011 um dos principais patrocinadores da Copa América. O valor total do acordo que já dura desde 2007 é de 3,8 milhões de Euros.

8. Manchester United / Epson – A empresa de impressoras Epson será o novo patrocinador do Manchester United. A empresa que fornece material ao clube há cerca de 18 anos, assinou um contrato no valor de 3,8 milhões de Euros, cerca de 1,9 milhões de Euros por cada um dos 2 anos de contrato.

9. Tottenham / Lindley Group – O Tottenham Hotspurs renovou o seu contrato de catering com a empresa Lindley até 2013. O novo contrato com a duração de 3 anos terá um valor total de 2,5 milhões de Euros, cerca de 830 mil Euros por temporada.

10. OFB / Raiffeisen – A OFB – Federação Austríaca de Futebol, renovou o seu contrato de patrocínio com o Raiffeisen Zentralbank por 2 anos. O novo acordo tem o valor total de 1,9 milhões de Euros, cerca de 950 mil Euros anuais.



Abraços

Fonte:










Nenhum comentário: