Guardiola renova com Barça até 2012
Treinador assinará em breve o novo contrato com o clube catalão
Existe uma relação entre todos os esquemas táticos e constituintes do futebol. Os fatores essenciais dos problemas, das questões e programas a adotar devem sempre ser considerados e avaliados como componentes interdependentes de um sistema total.
De uma maneira ou de outra, somos forçados a tratar como complexo todo esquema tático definido, e como totalidade ou estratégia o desenvolvimento deste esquema. Isto implica uma fundamental reorientação do pensamento científico.
Pep Guardiola, treinador do Barcelona
(Foto: agência Reuters)
A Teoria Geral dos Sistemas foi elaborada, em 1937, por Ludwig Von Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60.
Na teoria geral dos sistemas a ênfase é dada à inter-relação e interpendência entre os componentes que formam um sistema que é visto como uma totalidade integrada (jogo, esquema tático e estratégia), sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. É disso que trata os conceitos de transição e globalidade, o primeiro se refere à interação simultânea e interdependente entre os componentes de um sistema e o segundo diz que um sistema definido constitui um todo técnico, dessa forma, qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto.
Lanches de Barcelona 5 X 0 Real Madrid:
CONCEITO
Sistema é “um todo organizado ou complexo, um conjunto ou combinação de coisas ou partes formando um todo complexo ou unitário”. Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência. Portanto um grupo de atletas em uma organização, tentando se adaptar a um conjunto tático pré-estabelecido, tentando dar vida a uma organização criada em uma mesa de tabuleiro. Isso Pode ser um sistema.
Realmente, é difícil dizer onde começa e onde termina determinado esquema tático. Os limites entre esses esquemas, defensivos e ofensivos e seu ambiente admitem certa flexibilidade. O próprio jogo de futebol parece ser formado de múltiplos sistemas que se interagem. É possível passar de um sistema aberto quando se está vencendo uma partida, para um sistema fechado, sem fazer substituições, utilizando atletas que estão inseridos no jogo.
Da definição de Bertalanffy , segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objeto) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitos retratam duas características básicas em um sistema.
Diferenciação e Complexibilidade
Um esquema tático burocrático (é aquele que não dá flexibilidade ao atleta para criar, priorizando apenas o esquema tático e não o jogo em si), dará uma resposta uniforme a qualquer perturbação organizacional. Para proteger seu equilíbrio diante das variações táticas da outra equipe, por exemplo: 4-4-2; 4-3-3, produzirá uma nova regulamentação.
Quanto mais complexo um sistema tático se tornar, maior será o número de linhas para os atletas cumprirem determinando ou não hierarquia de posicionamento. A partir dessas noções, é possível, pensar nas relações diretas e indiretas dentro de um grupo, onde a vaidade pessoal ficará em segundo plano. Assim, em uma equipe, o comportamento de cada um dos membros está ligado ao comportamento de todos os outros. Todo comportamento se dá em comunicação, influenciando os outros e por eles influenciado.
Uma equipe funciona como um sistema aberto quando aceita atacar o adversário e diversifica as jogadas, criando situações favoráveis para atacar pela lateral, por dentro, por fora, utilizar ultrapassagem. Isso não quer dizer que não irá se defender. A diversificação serve para atacar e defender com a mesma eficiência. Quando o papel do atleta dentro do esquema é tolhido, tipo: abrir mão do jogar, essa equipe funciona como um sistema fechado, sem criatividade, não admitindo diversificação.
Assim, as mudanças internas (fixação de um esquema tático) e as mudanças externas (modificações do atleta para dar vazão ao esquema tático) introduzem um reforço de sintonia, mas são integrados num novo equilíbrio no qual os elementos do sistema conservam sua autonomia e suas relações de grupo.
O ser humano, que possui consciência de si mesmo e capacidade de utilizar linguagem e simbolismo na sua comunicação. O homem possui a qualidade auto reflexiva, inteligência, memória altamente desenvolvida, capacidade de falar, de absorver e interpretar símbolos e de armazenar conhecimentos.
E desta forma Guardiola vem tornando o Barcelona uma equipe quase imbatível. Este ano está conseguindo superar seus próprios limites. São vinte vitórias em sequência. Já está em uma final “Copa do Rei da Espanha” contra o Real Madrid, e nas oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Arsenal.
O que falar de um técnico que ao assumir o Barcelona há três anos, ganhou oito títulos. Faz sua equipe vencer dando espetáculo, este ano já foram marcados 106 gols. E pensar que Pep Guardiola só tem 40 anos. Imaginem a contribuição que dará ao futebol mundial se continuar evoluindo.
Gracias Guardiola.
Abraços
Fonte:
www.globo.com/esporte
www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário